O Ministério das Comunicações criou o Prêmio Marechal Rondon de Comunicações para homenagear autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que se hajam distinguido de forma notável ou relevante no campo das políticas de telecomunicações e de radiodifusão, de serviços postais ou de comunicação social.
O prêmio poderá ser uma homenagem post mortem e, nesse caso, será entregue ao cônjuge, familiar ou pessoa devidamente designada pela família.
O Prêmio terá as seguintes categorias:
A Comissão de Avaliação submeterá, anualmente, ao ministro das Comunicações o rol de indicados ao prêmio de acordo com as categorias.
Mato-grossense do distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, Marechal Rondon é uma das personalidades mais homenageadas no Brasil, dando nomes a cidades, rodovias, ruas, escolas, aeroporto, prédios públicos e o estado de Rondônia. O dia do aniversário, 5 de maio, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.