Desafios na cobertura vacinal
O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que, se somados os percentuais de idosos já vacinados em Cuiabá com o de idosos que ainda não receberam nenhuma dose (69,7%), chega-se a um total de 112,4%.
De acordo com as equipes que fazem a vacinação dos idosos, essa diferença de pouco mais de 12% se dá porque idosos que não vivem em Cuiabá conseguiram ser vacinados no município (seja porque possuem residência em seu nome ou no nome de algum familiar) e entraram na conta dos vacinados.
Já no percentual de não vacinados, constam idosos residentes de Cuiabá que se vacinaram em outros municípios ou estados, que vieram a óbito, que contraíram a Covid-19 ou outras doenças e estão aguardando 30 dias de pós-recuperação, que estão internados e, por conta disso, sem condições clínicas de serem vacinados, e ainda há o caso de idosos que foram cadastrados para serem vacinados em casa pelas equipes itinerantes, mas não foram encontrados.
Atualização dos dados do cartão SUS
A secretaria ressalta que é de extrema importância que as pessoas façam a atualizam cadastral no Sistema Único de Saúde (SUS) para que as informações da campanha de vacinação sejam fidedignas e o trabalho das equipes seja otimizado.
Segundo a prefeitura, às vezes as pessoas se cadastram em um endereço e se mudam e não avisam e isso acaba prejudicando o trabalho.
A atualização do cartão SUS pode ser feita através do aplicativo Conecte SUS, que pode ser baixado gratuitamente no smartphone, ou procurando qualquer unidade básica de saúde.