Pessoas com comorbidades são as próximas da lista dos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19, segundo o Plano Nacional de Imunizações (PNI) a partir de maio.
Em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a estimativa é de que aproximadamente 263 mil pessoas sejam integrantes dos grupos de comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde.
A vacinação desse grupo, que contempla mais de 17 milhões de brasileiros, deve começar em maio.
Ainda há dúvidas sobre como será comprovada a comorbidade. O Ministério da Saúde disse que é "importante que as pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em alguma unidade do SUS".
O Ministério não divulgou link de acesso ao SIPNI.
Também de acordo com a pasta, quem não estiver cadastrado deve apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica no momento da vacinação.
A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas com comorbidades sejam convocadas para vacinação de acordo com a sua idade, dos mais velhos para os mais jovens. Assim, serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos, depois de 50 a 54 anos, e assim por diante.