Um garimpo ilegal que funcionava dentro do Parque Estadual Igarapés, em Juruena, a 893 km de Cuiabá, foi desativado durante uma operação contra crimes ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na última sexta-feira (23).
De acordo com a secretaria, o garimpo foi descoberto após uma denúncia anônima.
Uma equipe do Ciopaer sobrevoou a área e identificou 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo.
No local, foram destruídos seis motores estacionários, uma moto, e barracos de lona utilizados como abrigo pelos suspeitos.
O Parque Estadual Igarapés do Juruena é uma Unidade de Conservação de preservação permanente.
A área está localizada no extremo norte do estado, com a maioria da sua área de 227 mil hectares do Bioma Amazônia.
Em 2017, no mesmo local, duas pessoas foram presas trabalhando no garimpo clandestino.
No momento da chegada das equipes foram encontrados um trator tipo escavadeira e dois motores em pleno funcionamento. Ainda no local, foram apreendidos uma pistola 380 e 33 munições do mesmo calibre, que estavam escondidos debaixo de um colchão e uma espingarda calibre 36, além de porções de ouro, dinheiro e ferramentas utilizadas na extração de minérios.
Durante os trabalhos, um dos suspeitos se apresentou como dono do garimpo e outro disse ser proprietário do trator que estava em funcionamento do local. Ele disse que a máquina estava no garimpo há aproximadamente 20 dias, emprestada para o dono do garimpo fazer escavação no local.