Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

MT é 5º estado que mais exporta e o maior em termos de agronegócio, avalia Observatório

O Programa é uma iniciativa da Apex Brasil e está vinculado, em Mato Grosso, à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Data: Sexta-feira, 30/04/2021 08:00
Fonte: Olhar Direto

Com aumento nos índices de 2020, o estado de Mato Grosso ocupa atualmente o 5º lugar no ranking nacional de exportação, e é líder quando a lista é de vendas internacionais apenas do agronegócio. No último ano, houve acúmulo de US$ 18,2 bilhões em exportações, valor 5,9% superior a 2019, segundo dados do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).

Os dados foram apresentados em live de lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) nesta quarta-feira (28). O Programa é uma iniciativa da Apex Brasil e está vinculado, em Mato Grosso, à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele contará com a participação de 100 empresas de Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso. “Será de grande relevância para o Estado, que é destaque nas exportações e ainda pode crescer mais”, argumentou o secretário da Sedec, César Miranda.

Segundo o secretário, o governo Mauro Mendes atua na promoção e no estabelecimento de parcerias sólidas para auxiliar na consolidação de uma imagem voltada ao desenvolvimento sustentável e na projeção internacional para alcance de novos mercados, desde o início da gestão.

Miranda ainda afirmou que a Sedec conta com uma coordenadoria de Comércio Exterior, que participa de ações realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), como feiras virtuais, com o objetivo de divulgar empresas mato-grossenses interessadas em estabelecer comércio com outros países.

“Há foco importante no continente asiático e uma servidora da Sedec reside na China para fortalecer e construir relacionamento sólido e de longo prazo entre países asiáticos e Mato Grosso”, explicou o secretário estadual.

De acordo com a assessoria de imprensa, o Governo do Estado também instalou o Conselho de Comércio Exterior em 2021 com membros do governo e da sociedade civil, representados pelas federações da indústria, comércio, agropecuária, Sebrae e Ordem dos Advogados.

Há dois recintos alfandegados ativos em Mato Grosso, um localizado no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e outro o Porto Seco, localizado no Distrito Industrial de Cuiabá. As empresas que utilizam estes recintos alfandegados para importar e exportar produtos podem ser beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) com redução sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).