Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Cantora gospel de 33 anos morre 15 dias após descobrir síndrome rara em Cuiabá

Cantora gospel de 33 anos morre 15 dias após descobrir síndrome rara em Cuiabá

Data: Quarta-feira, 05/05/2021 06:52
Fonte: G1 MT

A cantora gospel Paula Paz, de 33 anos, morreu no último domingo (2) em decorrência de uma doença raríssima, chamada de Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS), que acomete cerca de 2% das pessoas diagnosticadas com neoplasia.

Ela teve os primeiros sintomas em 18 de março. No dia 15 de abril foi internada na Santa Casa de Cuiabá e no dia 17 teve o diagnóstico confirmado pela equipe médica.

Formada em Turismo, Paula dedicou a vida à igreja e era reconhecida pelo trabalho que desenvolvia, ensinando jovens a tocar instrumentos musicais e cantar.

Conforme o marido dela, Diego Gaviglia, Paula deixa um vazio e a saudade não apenas nele, mas em todos aqueles que a conheceram.

“Perdi minha melhor amiga. Ela era incrível. Apesar de ser tão talentosa, era tímida. Depois que ela morreu, encontrei músicas que ela compôs em cadernos que estavam guardados em casa e que ela nunca havia me mostrado. Vou encontrar alguém que seja digno de gravar essas canções”, diz Diego.

Eles estavam casados há 5 anos e pretendiam ter filhos, mas devido à pandemia de Covid-19, adiaram o sonho.

“Nós queríamos muito ter filhos, mas com a pandemia achamos melhor esperar. Nunca imaginei que iria perdê-la”, disse o marido.

A Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS) é ocasionada por qualquer condição que leve à obstrução do fluxo sanguíneo na veia cava superior. A obstrução pode ser decorrente de invasão ou compressão externa da veia por um processo patológico subjacente, que pode envolver o pulmão direito, linfonodos, outras estruturas mediastinais ou trombose da própria VCS.

A síndrome é um grupo de sintomas causados pelo bloqueio parcial da veia cava superior, uma veia grande que transporta o sangue da cabeça, pescoço, peito e braços para o coração. Na maioria dos casos, a síndrome é causada pelo câncer.

Conforme Diego, Paula faria uma cirurgia para a descompressão da veia, mas não teve tempo para isso. “Os médicos estavam tentando estabilizá-la para que a cirurgia fosse realizada, mas ela não resistiu”, disse ele, emocionado.

Nas redes sociais, centenas de pessoas lamentaram a morte precoce da cantora, que era conhecida pela empatia no tratamento com as pessoas e pela timidez.

“Falar de saudade é mergulhar no significado de uma grande ausência. E eu tenho sentido na pele o verdadeiro sentimento de ter alguém especial tão distante. Você é aquela amiga de todas as horas, aquela companheira que nunca poderei esquecer. Mas fica difícil precisar tanto de te ter do meu lado e saber que você não está mais perto. Saudade é uma profunda dor em silêncio. Sinto tanto sua falta não acredito que você se foi”, postou um amigo.

“Luto meu Deus. Nossa família esta destroçada. Mas, é assim que sempre vou me lembrar de vc. Fazendo caras e bocas, sorrindo e gargalhando sem parar. E principalmente louvando ao Senhor com o talento que Ele te deu. Que os anjos do Senhor e Jesus te recebam em luz e amor Paula Paz”, disse um familiar.