Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Comissão de MT solicita 19,2 mil doses de Coronavac ao Ministério da Saúde para municípios com vacinas atrasadas

Por orientação do Ministério da Saúde, o quantitativo que seria regularmente destinado à segunda aplicação foi utilizado como primeira.

Data: Sexta-feira, 07/05/2021 15:22
Fonte: G1 MT

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que solicita ao Ministério da Saúde 19.426 doses da vacina CoronaVac. Os municípios realizaram um levantamento do quantitativo de doses necessárias para completar o esquema vacinal com a segunda aplicação do imunizante.

Na semana passada, onze municípios de Mato Grosso afirmaram em pesquisa realizada na última semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.

Além disso, sete municípios mato-grossenses ficaram sem vacinas para a aplicação da primeira dose no grupo prioritário. Dos 141 municípios, apenas 70 responderam o levantamento.

A nova resolução aprovada pela CIB esclarece que uma das razões que levaram ao déficit de doses da CoronaVac foi a recomendação do governo federal quanto ao uso das remessas enviadas.

Por orientação do Ministério da Saúde, o quantitativo que seria regularmente destinado à segunda aplicação foi utilizado como primeira, situação que, diante da escassez da CoronaVac, impactou o esquema vacinal dos municípios.

Como forma de equalizar a situação, o documento detalha a quantidade de segundas doses necessárias para cada grupo prioritário em 48 municípios de Mato Grosso.

Conforme a resolução, precisam de segundas doses pessoas de 60 a 84 anos; pessoas de 90 anos ou mais; profissionais da saúde e trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).