Rondonópolis vai suspender a partir desta quinta-feira (13), a vacinação de Astrazeneca para as puérperas, até 45 dias pós parto, seguindo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação das gestantes já havia sido interrompida no município.
"Em atendimento a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunizações interrompe temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas Covid-19 AstraZeneca/Oxford.
O Ministério da Saúde também orientou a suspensão da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.
A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas COVID-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer).
Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica.
Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.