A Secretaria de Saúde de Cuiabá retomou nesta semana as cirurgias eletivas que estavam suspensas desde março do ano passado, por causa da pandemia da Covid-19. O município começou a fazer os agendamentos gradativamente. Os procedimentos são aqueles agendados e que não são emergenciais.
Segundo a secretaria, atualmente existem 24.627 pedidos de cirurgias eletivas na Central de Regulação e 60% são de pacientes do interior do estado.
São 14.837 pacientes do interior e 9.790 de Cuiabá.
Todas as cirurgias eletivas foram suspensas nos hospitais geridos pelo estado, no dia 18 de março do ano passado.
Além de medida protetiva para os pacientes, a decisão precisou ser tomada porque grande parte dos leitos estaduais passaram a atender vítimas da Covid-19.
Apenas os procedimentos tidos como de urgência não foram interrompidos.
Segundo a prefeitura, durante a pandemia, os procedimentos relativos a cardiologia, urologia, oftalmologia, oncologia e nefrologia, além das cirurgias inadiáveis pós-traumáticas não foram afetados.
Entre 1º de abril de 2020 e 30 de abril de 2021, foram realizadas, em Cuiabá, 3.739 cirurgias eletivas relativas a essas especialidades.
As cirurgias eletivas são classificadas como de baixa ou média complexidade, sem risco de morte para os pacientes. Os procedimentos devem ser reagendados de acordo com a classificação de risco de cada paciente.