Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Júri de mulher acusada de mandar matar marido e amante em Sinop é adiado para julho

Data: Sexta-feira, 21/05/2021 15:35
Fonte: SÓ NOTICIAS

O júri popular dos suspeitos de envolvimento nas mortes de Adriano Gino, 29 anos, e Jandirlei Alves Bueno, 39, foi novamente adiado pela Justiça. A maquiadora Cleia Rosa dos Santos Bueno, 37 anos, é acusada de mandar o amante Adriano matar o marido, Jandirlei e também seria responsável por contratar os irmãos José Graciliano dos Santos, 34 anos, e Adriano dos Santos, 23, para matarem Gino. Os crimes aconteceram entre 2016 e 2017.

O julgamento estava previsto para a próxima terça-feira (25). Porém, como a retomada das atividades presenciais foi definida em portaria publicada pelo Tribunal de Justiça apenas no último dia 13, o entendimento da juíza Rosângela Zacarkim é de que não haveria tempo hábil para realização dos trâmites necessários para o júri, como notificação de jurados e outras intimações.

Por esse motivo, a magistrada decidiu redesignar a sessão para o dia 28 de julho. A juíza também determinou que o julgamento será realizado de forma híbrida, com as presenças apenas de algumas pessoas no plenário. Os acusados, por exemplo, participarão de maneira virtual.

A magistrada ainda decidiu manter Cleia e os irmãos na cadeia. “No caso em concreto, não vislumbro qualquer alteração fática-jurídica favorável aos acusados após as decisões que mantiveram a prisão decretada nestes autos, de modo que, torna-se desnecessário novamente explanar a hipótese de cabimento da segregação cautelar, o “fumus comissi delicti” (materialidade e indícios de autoria) e “periculum libertatis” (garantia da ordem pública), além do perigo gerado pelo estado de liberdade dos acusados, posto que se mantem inalterados até o presente momento e podem ser extraídas do referido “decisium””.

Esta foi a terceira vez que o júri popular do caso acabou adiado. Inicialmente, os três seriam julgados em 2 de dezembro do ano passado. No entanto, a defesa da acusada pediu a redesignação, pois não poderia comparecer ao julgamento, e o júri popular foi adiado para 10 de fevereiro deste ano. Naquela data, porém,, com o retorno de Sinop à classificação de risco moderado de contágio da covid, o julgamento acabou novamente sendo postergado para 25 de maio.

Após o primeiro adiamento, a defesa pediu para desmembrar (separar) o processo para que os irmãos fossem julgados ainda em dezembro, apenas pelo homicídio de Adriano. O pedido, no entanto, não foi aceito pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos.

Cleia é a única dos três que irá a júri popular por duplo homicídio. Pela morte do marido, ela vai a julgamento por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Em caso de condenação, poderá ter a pena agravada se for reconhecida pelos jurados como a mandante do crime.

Pelo assassinato de Adriano Gino, a maquiadora vai responder em júri popular por homicídio qualificado, cometido de maneira cruel, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação e impunidade de outro crime, no caso, a morte de Jandirlei. Também poderá ter a pena aumentada, caso seja condenada, por ser a suposta mandante do assassinato, e ainda responderá por ocultação de cadáver.

Os irmãos José e Adriano, por outro lado, que teriam sido contratados pela maquiadora para matar Gino, irão responder por homicídio qualificado, cometido mediante promessa de recompensa, de maneira cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Também serão julgados por ocultação de cadáver.

A maquiadora é acusada de mandar o amante Adriano matar o marido e depois teria contratado José e Adriano, que trabalhavam como vigilantes no mesmo bairro onde ela morava, para matar o amante. Cleia e os irmãos foram presos no final de março de 2018 por policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). Os irmãos levaram os investigadores até o local onde o corpo de Gino foi enterrado, em uma área de mata, na estrada Alzira. Ele estava desaparecido desde o dia 23 de dezembro de 2017. Na mesma vala, foi encontrada a motocicleta da vítima.

Jandirlei foi esfaqueado na residência do casal, no Jardim Florença, durante suposto latrocínio (roubo seguido de morte), que teria sido executado, segundo a polícia, pelo amante de Cléia. O marido da maquiadora foi atingido por dois golpes de faca, em outubro de 2016, e ficou internado por quase dois meses, porém, acabou falecendo. Na data do crime, a mulher contou à polícia que estava em casa, na companhia do esposo, quando foram rendidos por dois assaltantes. Na versão contada, Jandirlei teria reagido e sido esfaqueado.

Em alegações finais no processo, a maquiadora disse que não participou da morte de Jandirlei. Também pediu absolvição em relação ao crime de homicídio contra Gino. Já a defesa de Adriano dos Santos pediu a impronúncia do réu, afirmando que ele cometeu “crime impossível”, uma vez que o suposto amante de Cleia já estaria morto quando recebeu os golpes de enxada. Apontou também que José Graciliano é inocente e não participou do assassinato.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)