O professor de história Esvanei Matucari Teixeira, 45 anos, morreu na noite deste sábado (22) no Hospital Regional de Cáceres (220 km de Cuiabá), onde estava internado em decorrência da covid-19. O sepultamento ocorre hoje (23).
Esvanei era chiquitano, professor da Escola Estadual Criança Cidadã (Caic) e militante de movimentos sociais. Ele também já atual na Escola Rodrigues Fontes e prestou serviços a Universidade Federal Rural da Amazônia e para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em projeto Florescer, desenvolvido na área rural de Cáceres.
Esvanei fez sua graduação em História pela Unemat e possuía especialização em Políticas Públicas e Controle Social do Estado, além de cursar o mestrado em História (ProfHistória) também pela Unemat.
O professor e amigo de Esvanei, professor João Ivo Puhl que foi o seu orientador na graduação, especialização e também no mestrado, lamenta a morte prematura do educador. “Foi um amigo, um irmão, um lutador das causas do povo índigena chiquitano”, afirmou.
A mãe de Esvanei, dona Francisca Matucari, também está internada na UTI do Hospital Regional de Cáceres também em decorrência da Covid -19.