O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nessa última quinta-feira (20), a cassação do mandato do prefeito da cidade de Matupá (MT), determinando uma nova eleição para o município, o vice-prefeito Bruno Mena foi retirado do cargo por ser pertencente a mesma chapa eleita, porém, estaria apto a concorrer a uma nova eleição.
Essa medida foi tomada devido a uma improbidade administrativa por direcionamento de licitação cometida em seu último mandato, Fernando Zafonatto era considerado inelegível pelo Código Eleitoral Brasileiro, o mesmo foi eleito em 2020 com 48,85% dos votos, totalizados em 4.585 votos.
Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Matupá, Marcos Icassati, assumiu nessa segunda-feira (24 de maio) o cargo de prefeito interinamente e logo em seguida o novo presidente da câmara Sebastião Aparecido de Souza (Tião da Saúde - MDB), tomou posse do cargo, é válido ressaltar que foi determinado a realização de novas eleições para o município.
Essa medida foi proposta pela coligação Matupá Para Todos Sempre, tendo como relator o ministro Luis Felipe Salomão, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Matupá o agora ex-prefeito Zafonatto já vinha recorrendo na justiça para reverter a decisão do TER (Tribunal Regional Eleitoral), porém, com a chegada do processo a Brasília o TSE decidiu na última quinta-feira (20 de maio), a cassação do mandato.
A prefeitura de Matupá pode, e afirmou que irá recorrer novamente o processo, como consequência da decisão, novas eleições deverão ser realizadas na cidade de Matupá.