Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Empresa demonstra retardante para incêndios florestais aos bombeiros de Juína

Data: Terça-feira, 25/05/2021 08:24
Fonte:

A 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) realizou na tarde desta segunda-feira (24), uma demonstração de um produto retardante para incêndios florestais.

A proposta foi apresentada em parceria com a Start Química, empresa de Uberlândia/MG, que mostrou um produto biodegradável, atóxico e mais seguro a nível de controle do fogo.

Segundo o Sargento Alcides da 14ª CIBM, a preocupação é causar o menor dano possível ao meio ambiente. “Eu já tinha conhecimento de outros produtos importados, o problema é que outros produtos são tóxicos e inorgânicos. Esse aqui é orgânico”, destacou ele.

O Capitão Adailton da 14ª CIBM, relatou que o produto já havia sido utilizado em larga escala nas operações do Pantanal, na região de Poconé (localizado à 100km de Cuiabá), no ano passado. “Foram adquiridas algumas unidades que sobraram nos finalmente da operação no Pantanal e essa empresa aqui, a Start Química, vai estar repassando esse material para as companhias do interior”, destaca ele.

Ainda segundo o Capitão, o produto foi recebido de bom agrado, sendo um possível facilitador no trabalho prestado pelo corpo de Bombeiros na região, principalmente pelo alto índice de queimadas na época da seca. “Eu acho que vai facilitar o trabalho do corpo de bombeiros, sendo comprovado que facilita o trabalho, economiza energia tanto de materiais, como da equipe”, finaliza ele.

O representante da Start Química, Leonardo Vitorino, destacou que o objetivo da empresa é trabalhar junto com as prefeituras e iniciativas privadas, para evitar o fogo dentro de Mato Grosso. O produto pode ser utilizado em bomba costal simples e em até aviões, em plantações, florestas, pastagens e reservas ambientais.

Leonardo explicou ainda como o produto funciona na prática: “Esse produto ele é concentrado, então ele tem que ser misturado com a água. O que ele faz com a água? Ele capacita a água! Ao invés de você precisar de 5 mil litros de água para apagar esse fogo, você consegue apagar com mil.

O produto cria uma camada de proteção na vegetação no qual segura a umidade. Então por exemplo na palha, ele faz a palha não ser mais um combustível, ela vira um material neutro, então o fogo não tem para onde seguir, por isso ele perde a força”.

Hoje a Start Química está totalmente alinhada com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia Brasileira (IPT), ICMBio e com o Ibama. O produto que está sendo desenvolvido há cinco anos e comercializado há dois, pode ser sendo adquirido por pecuaristas, fazendeiros, por indústrias de madeira, por usinas de bioenergia e etc.

Questionado pelo Juína News se haverá material suficiente para a época das queimadas, o Capitão Adailton disse: “Tudo é novo! Esses materiais foram adquiridos no ano passado, para aquela operação, realmente sobraram até uma quantidade considerável, que serão repassadas as outras companhias do interior. Eu creio que com o passar do tempo, com o uso mais frequente, vamos ganhar familiaridade com o produto”.
Fonte: Juína News