O município de Juína continua no risco muito alto de contaminação da COVID-19. De acordo com o último boletim divulgado pelo Governo do Estado, são 18 os municípios que estão na classificação de risco muito alta: Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Cláudia, Confresa, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Novo São Joaquim, Rondolândia, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu, Tangará da Serra e Torixoréu.
A determinação do governo, para os municípios com esse índice, é que adotem medidas mais restritivas, e até quarentena coletiva obrigatória nestas regiões, incluindo suspensão de aulas e manutenção apenas de serviços essenciais.
Outras 123 cidades estão classificadas na categoria alta para a contaminação do coronavírus, evidenciando o aumento gradativo do número de casos e a possível chegada da terceira onda. Nenhum município foi classificado com risco moderado ou baixo para a Covid-19.
O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorze dias.
Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.
Na manhã desta quarta-feira (26.05), a equipe do COE, que inclui o Promotor de Justiça Dr Marcelo Linhares e a Secretária de Saúde Marcela Ortolan, se reuniu para definir quais medidas serão adotadas no município em razão do índice alto de contaminação.