Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Organização internacional diz que 5 municípios de MT estão livres da febre aftosa mesmo sem vacinação

O governador Mauro Mendes ressaltou que a certificação é um passo histórico para o estado que tem o maior rebanho bovino do Brasil.

Data: Sexta-feira, 28/05/2021 07:21
Fonte: G1 MT

A Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) reconheceu nesta quinta-feira (27), na 88° Assembleia Geral, o município de Rondolândia e partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína, na região Noroeste de Mato Grosso, como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O governador Mauro Mendes ressaltou que a certificação é um passo histórico para o estado que tem o maior rebanho bovino do Brasil.

Em live após a reunião da OIE, a ministra Tereza Cristina disse que esta é uma importante conquista para a pecuária do Brasil.

Segundo ela, 20% do rebanho bovino brasileiro está livre de febre aftosa sem vacinação.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea MT), Emanuelle de Almeida, lembrou que o órgão vem desde a década de 70 desempenhando a missão de fazer certificações, vistorias nas propriedades, cadastramento e educação sanitária junto aos produtores rurais.

Para Antônio Carlos Carvalho de Sousa, presidente do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa), a certificação da OIE é gratificante.

O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está previsto no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).