Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Projetos de relevância para o setor da agricultura familiar foram debatidos em reunião realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Guarantã do Norte.

Projetos de relevância para o setor da agricultura familiar foram debatidos em reunião realizada pela SEDEC e CMDRS de Guarantã do Norte.

Data: Segunda-feira, 31/05/2021 14:21
Fonte: Ademir Junior

 

Em reunião realizada na sede do polo da UAB, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Guarantã do Norte (CMDRS), debateram e aprovaram assuntos relacionados à agricultura familiar no município.

Em pauta, a recomposição dos membros do conselho, foi a criação do plano municipal de agricultura familiar, a aprovação de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos, e a criação de um grupo para tratar de assuntos exclusivos do conselho.

Além dos presidentes de associações, também se fizeram presentes representantes de comunidades e produtores rurais. A reunião contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Guarantã do Norte, Valéria Oliveira Ribeiro, O Presidente do Conselho Antônio Paulo Jedos Barros, O Vereador José Ferreira França, O Vereador Demilson Camargo Martins da Páscoa e o gerente da agência do banco do Brasil Luiz Fank.

A secretária Valéria Oliveira ressaltou o interesse dos produtores e presidentes de associações em participarem da reunião dizendo: “Fico muito feliz com a participação das associações, da cooperativa, da feira do produtor rural e banco do Brasil. Debatemos aqui o plano da agricultura familiar que é muito importante para administração municipal, nós temos recursos que serão destinados pelo Senador Carlos Favaro e o Deputado federal Carlos Bezerra para realização do projeto “porteira para dentro” que é um projeto do Prefeito Érico Stevan e o nosso vice-prefeito Marcio Caovilla, que sempre tem apoiado a agricultura familiar em nosso município”. Mostrando assim seu continuo interesse na qualidade de vida dos produtores rurais de Guarantã do Norte.

O Presidente do conselho (CMDRS) Antônio Paulo, avaliou como positiva a reunião dizendo: “Foi uma reunião muito satisfatória onde conseguimos aprovar a parte dos equipamentos para a agricultura familiar, que a cada dia que passa está se desenvolvendo cada vez mais em Guarantã do Norte”. Essa aprovação era uma preocupação e desejo da administração, já que esses equipamentos garantem a funcionalidade do projeto.

Representando o poder legislativo o vereador José França, destacou a importância do conselho para a agricultura familiar. “É importante que todos os assuntos debatidos e projetos que estão sendo realizados estejam registrados, para facilitar na hora de buscarmos recursos e projetos junto ao governo do Estado bem como no governo federal”, salientou o vereador José Ferreira França, que continuamente tem apoiado diversos projetos em Guarantã do Norte.

O gerente da agência do Banco do Brasil Luiz Fank, fala da parceria da instituição com o município e das linhas de créditos que são oferecidas para os produtores. “Hoje podemos oferecer o Pronaf mais alimento e custeios, da mesma forma uma grande variedade de linhas de créditos para atender as necessidades do pequeno, médio e grandes produtores rurais, para ter acesso basta comunicar com o banco ou empresas de assistência técnica para a contratação”, finalizou dizendo, é válido ressaltar o apoio que essa entidade tem prestado para possíveis desenvolvimentos em Guarantã do Norte.