Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Secretário acredita que em 2022 Mato Grosso será livre da febre aftosa, sem necessidade de vacinação

Data: Segunda-feira, 31/05/2021 17:03
Fonte: Só Notícias

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cesar Miranda, disse hoje que até o ano que vem Mato Grosso deve ser área livre da febre aftosa bovina sem a necessidade de vacinação. O trabalho de reconhecimento já começou e na semana passada Rondolândia, partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e de Juína, na região Noroeste de Mato Grosso, já foram enquadrados pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) nesta categoria.

“Isso é um passo muito importante. Estamos trabalhando junto com o Ministério da Agricultura, com a Associação dos Criadores e todos os atores envolvidos para que no ano que vem a gente tenha o estado de Mato Grosso livre de aftosa sem vacinação por inteiro”, declarou em entrevista à rádio Capital FM, em Cuiabá.

Miranda destacou que o trabalho melhoria da imagem da carne mato-grossense no exterior é desenvolvido pelo Estado em parceria com o Instituto Mato-grossense da Carne e com os frigoríficos na busca de novos mercados externos mostrando a maneira sustentável da produção local. O foco agora passa a ser a Europa e Japão.

“Isso é muito importante [ser livre de aftosa sem vacinação]. Primeiro: você diminui o custo da produção para o produtor, para o pecuarista. E abre oportunidade nos mercados mais exigentes para a carne mato-grossense. Eu daria como exemplo o mercado japonês, a comunidade econômica europeia, que são mercados que exigem uma qualidade melhor da carne, e, no momento no qual se vacina, muitas vezes cria-se um hematoma na carne”, exemplificou.