Uma operação nomeada como Amazônia Arco Norte foi anunciada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), na última segunda-feira, 31, com o objetivo de frear o desmatamento ilegal em território mato-grossense, evitar o aumento do dano ambiental e punir infratores em Juara e outros 9 municípios.
A força tarefa é composta pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF) e Ibama, e terá a participação de mais de 100 servidores em campo.
Essa operação está fiscalizando e autuando in loco principalmente os municípios que mais desmatam e as penalidades vão desde multas a prisão, embargo da área, e remoção de maquinários.
Segundo informou a assessoria de imprensa do Governo do Estado, em Mato Grosso, os os 10 municípios que mais desmatam e que estão na mira desta ação da Operação Amazônia são: Colniza, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Apiácas, Querência, União do Sul, Marcelândia, Juara e Rondolândia.
Não foi divulgado o prazo de até quando vai essa operação.