Duas cooperativas de créditos localizadas na região central do município de Nova Bandeirantes foram assaltadas por volta das 11h dessa sexta-feira (4). Os bandidos estavam fortemente armados com fuzis e pistolas. Eles ainda fizeram doze pessoas reféns durante o roubo.
Os criminosos estavam encapuzados e usavam roupas camufladas quando entraram pelas agências. Para levar o dinheiro, fizeram reféns e os usaram como escudos humanos enquanto fugiam pela rodovia.
Como é possível visualizar vídeos divulgados pelas redes sociais, em uma das agencias aproximadamente 12 homens sem camisetas ficaram a frente da agência bancária com as mãos na cabeça. Enquanto alguns bandidos roubavam o dinheiro, outros fizeram diversos disparos para cima com armadas de fogo.
Conforme o setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação apurou, ninguém dos reféns ficou ferido. Os bandidos fugiram por uma rodovia e em certo ponto soltaram os reféns que voltaram para a cidade. A caminhonete usando durante o roubo foi incendiada nas proximidades de uma ponte de madeira sentido ao distrito de Japuranã.
Há duas hipóteses para a fuga dos bandidos: uma é a de que eles se deslocaram para uma pista onde um avião supostamente estaria esperando a quadrilha para dar apoio. A segunda é a de que eles tenham fugido sentido ao município de Juara. Até o fechamento dessa matéria, nenhuma das situações foram confirmadas.
O site Só Notícias apurou que um tenente da polícia militar confirmou que um avião, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e outras duas, com policiais do BOPE, estão fazendo buscas na região para capturar a quadrilha. Uma equipe policial de Alta Floresta também trabalha nas buscas.
Um helicóptero que está em Colniza, em operação de crimes ambientais, também deverá ser encaminhado a Bandeirantes e ajudar nas buscas, informou o tenente-coronel e comandante do Ciopaer em Sorriso, Flávio Ramalho.
A PM informou ainda que os policiais dos estados do Pará e Amazonas também foram comunicados do crime e vão intensificar os patrulhamentos. São 120 militares envolvidos na ação.
O município de Nova Bandeirantes tem cerca de 15 mil habitantes, está entre os maiores produtores de café em Mato Grosso e tem sua economia baseada também na pecuária e extrativismo florestal. Até 1988 era distrito de Alta Floresta.
VÍDEOS: