Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeito de Cuiabá recebe a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Anteriormente, o prefeito agendou para receber a primeira dose no dia 17 de maio. No entanto, não pôde ser imunizado por não se encaixar nos critérios de comorbidades.

Data: Segunda-feira, 07/06/2021 10:24
Fonte: G1 MT

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) foi imunizado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 Nesta segunda-feira (7).

A aplicação da dose foi no polo do Senai, na Avenida 15 de Novembro, Bairro Porto.

Anteriormente, o prefeito havia agendado para receber a primeira dose no dia 17 de maio. No entanto, não pôde ser imunizado por não se encaixar nos critérios de comorbidades.

Com 56 anos, Emanuel é diagnosticado com hipertensão desde os 28 anos e toma medicação.

No entanto, segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde, para receber a vacina, Pinheiro deveria tomar três tipos de medicamento para se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, a comorbidade não se encaixa naquelas descritas pelo Ministério da Saúde, pois é de 'grau 1'.

O prefeito aguardava abrir a vacinação por idade sem comorbidades e entrou no grupo liberado para agendamento na sexta-feira (4) no site da vacinação.

 

Vacinação em Cuiabá

 

Em Cuiabá, 24,8% da população já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, com 153,3 mil pessoas imunizadas até esta segunda-feira (7). Os dados são do Ministério da Saúde.

Já quanto a segunda dose da vacina, 61,3 mil pessoas receberam, correspondente a 9,9% da população cuiabana.

Foram aplicadas, na capital, um total, 214 mil doses, desde o dia 20 de janeiro, quando a campanha de vacinação começou em Cuiabá.

O índice já é maior que a média estadual, já que Mato Grosso vacinou 18,5% da população com a primeira dose e 8,2% com a segunda dose.

 

Abstenção de 75%

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este índice seria maior na capital se todas as pessoas que agendassem a vacinação comparecessem aos polos. Aos sábados e feriados, o número de pessoas que não comparecem chega a 75%.

Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos em funcionamento atualmente.

No entanto, segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil somando todos os postos.

 

Vacinação em MT

 

Em Mato Grosso, 647,6 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O número corresponde a 18,5% da população. Com a segunda dose, foram 289,2 mil aplicações, 8,2% dos habitantes mato-grossense.

No total, 936 mil doses foram aplicadas.