Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Morre indígena que sofreu AVC e foi recusada por hospital em Juína

O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína

Data: Segunda-feira, 07/06/2021 14:00
Fonte: https://www.juinanews.com.br/

Ao procurar atendimento, em estado considerado de extrema gravidade, a paciente Maria Ilda Tipiuci, 46 anos, morreu nesta sexta (4) após ter sido recusada no Hospital São Lucas de Juína onde passou mais de duas horas em frente à unidade de saúde aguardando internação. Indígena da etnia Manoki de Brasnorte, ela procurou por cuidados médicos no município no dia 31 já com diagnóstico inicial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sintomas de complicações da Covid-19.

Quando deu entrada em Brasnorte, ela foi testada duas vezes para Covid e os exames deram negativo, mas os médicos apontaram que os sintomas eram suspeitos e foi feita uma tomografia. Após apresentar piora, ela foi levada para Juína onde conseguiu vaga em UTI.

Contudo, ao chegar na unidade, Maria não pode ser internada e ficou em frente ao hospital em uma ambulância por mais de duas horas até ser informada que o médico no local se recusou a receber a paciente. Ele alegou que laudo (tomografia) encaminhado pelo profissional que a atendeu, ainda em Brasnorte, era inconclusivo para Covid ou para descartar a doença e ela teve que voltar para o município onde reside.

Após dois dias, a equipe médica recebeu a notícia de que ela havia sido regulada para uma UTI, novamente em Juína. Mas, já com a saúde agravada, Maria morreu antes de ser levada ao hospital onde já havia sido recusada.

A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre o caso que, em nota, esclareceu que "a regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína".

Maria era professora na Aldeia Cravari Manoky/Iranxe. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a perda. "Deus conforte o coração de cada dos familiares e amigos a da dona Maria Ilda Tipiuci que todos lembrem das coisas boas que ela fez e ensinou para cada um, como uma grande professora e mulher guerreira, sabemos que a última palavra vem de Deus. Amém", diz uma das postagens.

Outro lado

A reportagem tentou contato por telefone com a direção do hospital onde a paciente foi recusada, em Juína, mas a responsável técnica não se encontrava no local e só retornaria na segunda (7). O espaço segue aberto, caso a unidade queira se manifestar.

Leia nota da Secretaria Estadual de Saúde na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que a solicitação de vaga para a paciente M.I.T. foi feita às 18h da quarta (02) e a vaga foi cedida às 9h do dia seguinte, em UTI geral, no município de Juína. Em nenhum momento foi reportada suspeita de Covid-19 para a equipe de regulação.

No entanto, por medida de biossegurança, o hospital que recebeu a paciente realizou exames de detecção da Covid-19, sendo que a tomografia deu inconclusiva. A unidade não aceitou a paciente, que retornou para o hospital em Brasnorte. Na manhã desta sexta (04), o hospital de Brasnorte apresentou novos exames e conseguiu comprovar que a paciente não tinha suspeita para Covid-19; a vaga foi novamente liberada.

A regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína.