A Secretaria de Saúde de Juína informou nessa quarta-feira (02), a inclusão de pessoas com comorbidade acima de 18 anos para a imunização contra o Covid-19. A decisão foi tomada ontem, durante uma reunião com Coordenação da Atenção Básica, com a Assessoria de Saúde e com as enfermeiras dos PSFs.
A Secretária de Saúde, Marcela Américo Ortolan, destacou que todos os usuários cadastrados no site da Prefeitura de Juína e nos PSFs, receberão um contato para iniciar o processo de agendamento e em seguida, o de imunização. “Ontem, na minha avaliação do site, temos 98 pessoas cadastradas. Vamos começar a fazer as ligações para poder fazer o agendamento da vacina”, disse ela.
Segundo Marcela, o intuito de baixar a idade de vacinação é para provocar a população para a imunização, para confiar na vacina. “Nós percebemos que o processo de imunização está sendo efetivo, visto que as pessoas que estão hoje na nossa enfermaria Covid e na nossa UTI, são pessoas que ainda não passaram pelo processo de imunização. Os idosos por exemplo, hoje, são um número muito pequeno, e isso nos deixa tranquilos quanto a eficiência da vacina”, ressaltou ela.
De acordo com o boletim de vacinação do Covid-19, atualizado nesta terça-feira (01), já foram aplicadas 10.676 doses. Sendo, 6.886 da primeira dose e 3.790 da segunda. Dentre os grupos já comtemplados com a imunização estão: idosos, profissionais da saúde, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, gestantes e puérperas e outros grupos elencados pelo Ministério da Saúde.
Pessoas com comorbidade fazem parte desse número também, sendo elencadas pessoas com asma grave, com diabetes, pacientes em tratamento de câncer e outras elencadas pelas notas técnicas emitidas pelo Estado.
“Várias comorbidades estão elencadas pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. A hipertensão é o que tem gerado um pouquinho de dificuldade, como é preconizado apenas hipertensão grave ou a hipertensão simples com lesão. Pacientes com hipertensão em grau leve, não se encaixam nesse momento da vacinação”, explicou a Secretária de Saúde.
Nesse sábado (05), às 08h da manhã, se inicia mais um dia ‘D’ de vacinação, para as pessoas que estiverem cadastradas.
“Gostaríamos de chamar a população para vir, pois a vacinação é a nossa solução, logico que o isolamento social também, os cuidados de biossegurança, que é álcool em gel, uso de máscara são importantíssimos”, disse Marcela Américo Ortolan.
Se você se encaixa nessa faixa de idade com comorbidade, faça o cadastro no site da Prefeitura de Juína ou nos PSFs. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde está à disposição, com os técnicos para poder explicar, assim como as unidades de saúde básica, possuem todo o treinamento e todo suporte para indicar quem tem o direito, nesse momento, a vacinação.