Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de MT alerta para início do vazio sanitário que iniciou no dia 15 de Junho.

Fica proibido a presença de plantas de sojas vivas nas lavouras durante o príodo de 15 de junho a 15 de setembro em todo o território Mato-Grossense.

Data: Quarta-feira, 16/06/2021 16:07
Fonte: TV Amplitude (Beatriz C. Vougado)

Nesta terça-feira (15), o estado de Mato Grosso começou o “vazio sanitário”, no qual vêm para prevenir a disseminação da doença “ferrugem asiática”, já que sua incidência pode vir a devastar todas as plantações de soja e prejudica o desenvolvimento da safra.

O Ministério da Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde lembrou aos produtores rurais da cidade que o uso da soja viva nas lavouras está proibido até o dia 15 de setembro. A diretriz de especificação conjunta SEDEC / INDEA-MT nº 001/2021 estipula a implantação de medidas de vácuo higiênico, que visa reduzir a sobrevivência dos fungos causadores da ferrugem asiática na entressafra e retardar a ocorrência da ferrugem asiática durante a safra. Segundo o governo do estado, foi implantado a medida de vazio sanitário da soja no Mato Grosso há 15 anos, e esta é a principal medida fitossanitária para prevenir a doença, as inspeções serão realizadas pela Indea.

 “O vazio sanitário tem como principal objetivo reduzir a possibilidade de sobrevivência da doença que mais prejudica a soja, que é a ferrugem asiática, os produtores precisam cuidar disso, pois muitas plantas acabam brotando ao redor dos armazéns, se vir a nascer qualquer pé de soja nesse período precisa ser feita a retirada”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.