Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mais de 20 municípios de MT recebem doações de projeto de apadrinhamento para acelerar vacinação contra a Covid

O movimento Unidos Pela Vacina busca apoiar os municípios para agilizar o processo de imunização, com o objetivo de vacinar toda a população até setembro deste ano.

Data: Terça-feira, 22/06/2021 08:34
Fonte: G1 MT

O movimento Unidos pela Vacina, organizado pelo grupo Mulheres do Brasil, atende 26 municípios de Mato Grosso por meio de empresas madrinhas para fornecer todos os produtos e insumos necessários para a vacinação. A estimativa geral de custos para atendimento a toda a demanda chegou a R$ 2,85 milhões – dos quais já foram conseguidos R$ 1,058 milhão.

Também já estão garantidas as geladeiras, caixas térmicas e álcool 70% para todos os que indicaram essa necessidade ao movimento Unidos Pela Vacina. Todos os municípios já têm atendimento parcial de suas demandas garantido.

Movimento nacional da sociedade organizada, o Unidos Pela Vacina busca apoiar os municípios para agilizar o processo de imunização, com o objetivo de vacinar toda a população até setembro deste ano.

A iniciativa é do grupo Mulheres do Brasil, liderado nacionalmente pela empresária Luiza Helena Trajano. Nos estados, o movimento é sempre coordenado por uma represente do Mulheres do Brasil e por um empresário local. Em Mato Grosso, a coordenação é de Gabriela Dierings e do presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto Barbanera, com apoio do presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, e do presidente a Lide MT, Evandro César.

Dos 141 municípios do estado, 137 relataram demanda por algum insumo ou equipamento. As necessidades vão desde freezers e geladeiras até álcool, jalecos, máscaras e algodão, passando por computadores para acesso aos sistemas de saúde e caixas térmicas para transporte das vacinas.

A Energisa já se comprometeu com a aquisição de 100 geladeiras. O Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool) articulou a doação de cerca de 15 mil litros de álcool 70% por diversas usinas produtoras de etanol, que serão distribuídos pela equipe de logística da Solar Coca-Cola. A Porto Seguro vai adquirir as câmeras portáteis para vacinação externa, bem como termômetros para controle da temperatura das vacinas.

Os 26 municípios que já têm empresas madrinhas são Apiacás, Aripuanã, Campinápolis, Colniza, Cotriguaçu, Dom Aquino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Olímpia, Novo Mundo, Paranatinga, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Poconé, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tesouro, Torixoreu e Várzea Grande.

 

Como fazer parte

 

As empresas podem participar como doadoras de produtos específicos ou amadrinhando um ou mais municípios. Para isso, devem enviar um e-mail para mt@unidospelavacina.org.br, informando nome, CNPJ, e-mail e telefone do responsável a aguardar as instruções. Por se tratar de doações para municípios, todo o processo é documentado e as informações ficam disponíveis em uma plataforma. As doações são auditadas pela Ernst & Young.

As maiores pendências atualmente são 14 câmaras frias negativas (que vão de -25 a -15ºC), 42 positivas (de 2 a 8ºC) e 94 computadores.

As empresas que já confirmaram apoio até o momento são Energisa, Porto Seguro, Sicoob, Totv's, Ernesto Borges ADV, Rodrigo Lopes, Grupo Botuverá, Grupo RD (Raia Drogasil), Cummins, Solar Coca-Cola e as usinas de etanol Barralcool, UISA, Inpasa, Brenco, Novo Milênio, Coprodia, Libra, Usimat e FS Energia.