Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Funcionários de posto de saúde prestam depoimento à polícia sobre furto de mais de 80 doses de vacina contra Covid-19 em MT

Funcionária descobriu frascos vazios dentro de geladeira e percebeu o furto em Lucas do Rio Verde.

Data: Quarta-feira, 23/06/2021 15:21
Fonte: G1 MT

Os funcionários do Posto de Saúde da Família (PSF) em Lucas do Rio Verde (MT), onde ocorreu o furto de mais de 80 doses de vacina contra Covid-19, da fabricante AstraZeneca, começaram a dar depoimentos à Polícia Civil nesta quarta-feira (23).

Segundo o delegado Eugênio Rudy Júnior, além dos funcionários, os responsáveis pelo armazenamento das vacinas também estão sendo ouvidos na delegacia.

 

“É importante frisar que não houve arrombamento. Isso já, inevitavelmente, nos encaminha para uma linha de investigação. Estamos ouvindo testemunhas e pessoas que trabalham no local”, declarou o delegado.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também esteve no posto de saúde para identificar vestígios que ajudem na investigação policial.

A situação foi descoberta por servidores no final da tarde desta terça-feira (22). A prefeitura registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Segundo a prefeitura, uma servidora, ao conferir o estoque, percebeu que 17 frascos estavam vazios. Os frascos estavam dentro da geladeira, mas o líquido havia sido retirado. De acordo com a secretaria, cada frasco contém aproximadamente cinco doses da vacina.

O furto de 85 doses ocorreu no PSF do bairro Rio Verde e seriam utilizados para vacinação por agendamento. As doses não foram recuperadas e nenhum suspeito foi preso ou identificado.

Não havia sinais de arrombamento nas portas ou janelas do local. Uma equipe da Polícia Civil foi chamada e fez o isolamento do local. A sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Em nota, a secretaria municipal disse que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

 

“A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça-feira e quarta-feira (23). Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas”, disse a prefeitura.

 

Conforme a Procuradoria Municipal, será aberta uma sindicância interna para apurar o caso.

O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O município segue acompanhando a investigação da polícia para prestar esclarecimentos à população.

A Secretaria de Saúde afirmou ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.

A prefeitura deve solicitar mais doses ao governo do estado para reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

Dos 141 municípios mato-grossenses, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose.

As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.