A Vigilância em Saúde de Juína alerta as gestantes para importância de procurar as Unidades de Saúde o quanto antes em buscar de fazer o pré-natal. De acordo com o Enfermeiro Benedito Donizete, em entrevista à Record TV, muitas doenças podem ser detectadas antes do desenvolvimento do feto, evitando prejudicar o bebê.
Há casos de mulheres que deixaram para fazer o pré-natal com um mês de gestação. O resultado foi que o bebê acabou por ser acometido por uma doença e veio a óbito.
"As vezes a mulher grávida, principalmente a adolescente, procura a unidade de saúde tarde, as vezes até com um mês. Isso atrapalha, por que chegando na unidade é coletado material e as vezes demora para chegar o resultado e o médico depende desses resultados para diagnosticar problemas ou doenças que podem ocasionar mal formação no feto", disse.
Ele cita o exemplo da Toxicoplasmose, que pode ocasionar no feto. "Nós aconselhamos as gestantes que procurem a unidade de saúde em tempo oportuno, o mais rápido possível, para que se detecte essas doenças, que sejam tratadas e que o bebê não venham sofrem consequências, desde má formação e em alguns casos levando a óbito", concluiu.