Cerca de 20% dos trabalhadores da saúde de Cuiabá que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram para tomar a 2ª dose. A informação consta no boletim epidemiológico da Prefeitura de Cuiabá, divulgado nesta quarta-feira (23).
De acordo com o documento, entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-10 em Cuiabá, a melhor cobertura com a 1ª dose foi em pessoas de 65 anos e mais, entretanto, ainda é baixa a cobertura com a 2ª dose nos grupos de 65 a 69 anos (45,5%) e 70 a 74 anos (71,4%).
Segundo a prefeitura, como os trabalhadores da saúde foram os primeiros grupos a receber a vacina, já seria possível ter completado o esquema vacinal, tendo em vista que, para a vacina CoronaVac o intervalo entre as doses é de 28 dias e para as demais, cerca de 60 dias.
Entre os indivíduos com comorbidade, a cobertura com 1ª dose foi de 64,4%, entretanto, 0,5% estão imunizados, provavelmente pelo intervalo entre a aplicação das duas doses, tendo em vista que a vacinação iniciou em 7 de maio para esse grupo.
Para a prefeitura, após cinco meses do início da vacinação em Cuiabá, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda é insatisfatória.
Os seis polos de vacinação instalados na capital, têm capacidade de aplicar diariamente mais de 6 mil doses de vacina contra a Covid-19, entretanto, por diversas razões, muitas pessoas agendadas não têm comparecido, chegando a um índice de 70% de faltosos, especialmente em feriados e finais de semana.