Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Júri de dois acusados de matar prefeito de Colniza acontecerá no mês de setembro em Juara

Júri de dois acusados de matar prefeito de Colniza acontecerá no mês de setembro em Juara

Data: Quinta-feira, 24/06/2021 15:39
Fonte: Só Notícias/Herbert de Souza

A Justiça Criminal de Juara marcou para o dia 16 de setembro o júri popular de Yana Fois Coelho Alvarenga e Antônio Rodrigues Pereira Neto, acusados pelo assassinato do prefeito de Colniza, Esvandir Antonio Mendes. A vítima foi assassinada a tiros em Colniza, em dezembro de 2017.

No ano passado, o Ministério Público do município pediu o desaforamento (mudança de lugar) do julgamento. A Promotoria argumentou que o “interesse da ordem pública e a dúvida na imparcialidade dos jurados não possibilitam o julgamento justo na Comarca de Colniza”. O MPE afirmou também que os crimes imputados a Yana e Antônio tiveram enorme repercussão estadual e nacional, o que colocava em xeque a imparcialidade do julgamento. O MP enfatizou ainda que, em novembro de 2019, vários jurados que foram intimados para participar das sessões de julgamento manifestaram informalmente o desejo de não participar de eventual julgamento com temor dos acusados.

Além disso, foi citado ainda o risco da tentativa de plano de fuga dos acusados, com possibilidade de conflito armado, devido à ausência da segurança necessária para realização do julgamento. “Já há histórico de plano de fuga de ambos os acusados. Deve ser considerado que no trajeto de Juína a Colniza, existe aproximadamente 270 Km de estrada de chão, com mais de 80 pontes de madeira, o que facilita a execução de qualquer plano de fuga, pois o automóvel necessita diminuir a velocidade para atravessar as pontes de madeiras”, ressaltou a Promotoria.

Consta também no pedido do MP que o réu Antonio Pereira Rodrigues é conhecido como “prefeito” dentro da cadeia pública de Juína. E a acusada Yana Fois já foi surpreendida duas vezes, no ano de 2018, com celulares dentro do presídio em Cuiabá.

Ao julgarem o pedido, os desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram, por unanimidade, que o desaforamento para Juara era a medida necessária. “Se a prova dos autos demonstra o comprometimento da imparcialidade dos jurados, além do risco à paz social e à incolumidade das pessoas envolvidas no julgamento no distrito da culpa, o desaforamento é medida impositiva, sobretudo pela influência política da vítima, que ocupava o cargo de prefeito municipal à época dos fatos”, consta no acórdão da decisão, publicada em março.

Além do homicídio de Esvandir, também pesam contra os dois denunciados a tentativa de assassinato contra o ex-secretário municipal Ademir Ferreira dos Santos, a ex-companheira dele, Rosimeire Costa, e Walison Jones Machado Lara. A dupla ainda será julgada em Juara por associação criminosa, receptação, corrupção de menores e crime de trânsito.