Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

O Mato Grosso iniciou a colheita do milho com quebras acima de 20% na produtividade

De acordo com sindicatos rurais de Nova Mutum e Sorriso, muitos produtores estão colhendo em média 30 sacas de milho a menos por hectare

Data: Terça-feira, 29/06/2021 14:21
Fonte: Canal Rural

A colheita do milho segunda safra começou a ganhar ritmo em Mato Grosso, e saltou de 3,91% para 9,71% da área total cultivada, segundo o Imea. Como previsto, os trabalhos seguem mais lentos se comparados às últimas safras, já que o plantio ocorreu mais tarde que em anos anteriores em decorrência do atraso da colheita da safra de soja. Nesta mesma época do ano passado, por exemplo, 31,56% dos milharais já estavam colhidos. Já a média para as últimas cinco safras é de 25,99% de áreas colhidas neste mesmo período.

Conforme as máquinas avançam no campo, a preocupação de muitos agricultores aumenta. É que o desempenho das plantações tem deixado a desejar. Em Nova Mutum, por exemplo, são vários os relatos de produtores colhendo cerca de 30 sacas por hectare a menos que no ano passado, segundo o Sindicato Rural do município. Isso representa uma quebra de 20% a 30%, dependendo da área.

Em Sorriso, a situação também é alarmante. “Talhões que produziam 150 sacas por hectare, ‘estão dando’ 100 sacas de média este ano. Áreas em que colhíamos 120 sacas, estão rendendo apenas 90 agora”, afirma Silvano Filipetto, que preside o Sindicato Rural de Sorriso. Por lá, cerca de 27% das plantações já foram colhidos.

A apreensão fica ainda maior quando é levada em conta a situação das áreas semeadas mais tarde. Em Mato Grosso, 45% dos milharais foram cultivados em março, fora da janela “ideal” que termina em fevereiro no estado. É que nestas áreas o impacto da estiagem deve ser ainda maior, já que coincidirá com fases importantes do ciclo da lavoura, entre elas, o enchimento de grãos.