Enquanto guiava turistas em um passeio de barco no Pantanal Mato-grossense, o fotógrafo e guia João Paulo Falcão registrou o momento em que uma onça-pintada descansava em cima de uma árvore. As imagens chamaram a atenção nas redes sociais.
A onça fêmea, conhecida como Margô, está sempre na região. Segundo o João Paulo, o felino fica, geralmente, naquela área, às vezes andando pela mata, às vezes em cima das árvores.
No momento do vídeo era no meio da tarde, quando Margô estava descansando e 'morta de sono' como conta o profissional.
João Paulo conta que o importante é respeitar o espaço dos animais.
"Não temos medo porque já conhecemos o comportamento delas. Quando vemos que uma onça está estressada, meio irritada, saímos de perto e deixamos ela tranquila. Não ficamos insistindo em ficar ali em cima dela, observando", afirma.
O fotógrafo também é empresário, dono de um hotel e reserva ecológica que fica no Km 110 da Rodovia Transpantaneira, no Pantanal mato-grossense.
Ele conta que o pai, Eduardo Falcão, filho de um caçador e fazendeiro de onças pintadas foi quem fundou a reserva ecológica, em 1999 com a ajuda do Fundo de Conservação Focus.
Por causa disso, João Paulo cresceu conhecendo a cultura, a história e a vida selvagem do Pantanal, onde se sente em casa.
"Fui criado no Pantanal, minha família toda é pantaneira. Meu pai é o pioneiro em observação de onça-pintada no Pantanal e eu sempre acompanhei os passeios e o trabalho dele. Então me sinto em casa", relata.
Além da Margô, outras onças-pintadas são vistas vivendo pela região e há registros de todas elas, como o filhote, chamado Lucca
A Reserva Ecológica da onça-pintada, com 1.200 hectares, está registrada federalmente na Reserva Nacional do Patrimônio Natural.
A família trabalha desde então com a preservação da flora e da fauna na região. Os lucros da pousada são reinvestidos na compra de mais terras para a Reserva.
Há seis anos, João Paulo trabalha como guia e fotógrafo na reserva.
Ele guia turistas a passeios de barco, safaris, observação de pássaros como a arara azul, e da vida selvagem. Nos passeios se depara com animais como cervos, jacarés e as famosas onças-pintadas.
O profissional relata que cenas como essas são cotidianas e já fez outros registros da Margô e também de outros animais da natureza selvagem.