Mais de 270 aparelhos eletrônicos, entre smartphones, tablets e caixas de som, foram devolvidos pela Delegacia da Receita Federal em Uberlândia para uma empresa de Rondonópolis, no Mato Grosso. Conforme as autoridades, a companhia foi assaltada no dia 7 de maio e os materiais apreendidos no Triângulo Mineiro dez dias depois.
O 275 itens foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) próximo a Uberlândia no dia 17 de amio. O veículo foi abordado e o condutor informou que os aparelhos pertenciam a outra pessoa. Ele disse aos policiais que a pessoa entregou os produtos sem nota fiscal, em Poconé, no Mato Grosso, para serem distribuídos ao camelódromo de Uberlândia.
Os agentes da PRF, então, constataram a ocorrência de descaminho e encaminharam os produtos à Delegacia da Receita Federal em Uberlândia. O descaminho é um crime de ordem tributária, quando alguém sonega parte ou todo o imposto devido pela entrada, saída ou consumo de determinada mercadoria. Ou seja, não paga o imposto que lhe é devido.
Após consultas realizadas, os servidores da Receita Federal descobriram que as mercadorias haviam sido roubadas de uma empresa no estado do Mato Grosso e providenciaram a devolução delas ao legítimo proprietário.
De acordo com a Receita Federal, o material foi avaliado em mais R$200 mil.