Um homem, identificado como Mateus Miranda Souza, de 23 anos, morreu após tentar assaltar uma investigadora da Polícia Civil na noite deste domingo (11), no bairro Setor Nova Querência, em Querência (968 km de Cuiabá). A policial estava com a filha transitando em uma motocicleta, quando foi abordada e ordenada para que entregasse o seu celular.
De acordo com o delegado Gutemberg de Lucena Almeida, que estava de plantão na delegacia da cidade naquela noite, a comunicação da ocorrência foi feita por volta de 22h55 horas. Em posse da queixa, os agentes da Polícia Militar se deslocaram imediatamente até o endereço informado.
No local, aos policiais, a investigadora relatou que estava em uma motocicleta transitando em plena via pública, com a sua filha, quando o suspeito, também em uma motocicleta, a interceptou e a abordou. Na ocasião, ele apresentava comportamento agressivo e dizia que queria o celular da vítima.
Durante a ação criminosa, o homem fazia menção de que teria uma arma e a investigadora percebeu que havia um volume na sua cintura, provavelmente da capa utilizada para guardar o revólver. Com receio de que pudesse tomar sua arma, ela, então, efetuou um disparo contra o suspeito, que, na sequência, fugiu em direção a um terreno baldio.
Com o ferimento, ele acabou caindo no chão. Os militares solicitaram o atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém, o homem foi a óbito antes mesmo de receber socorro. Após análise e perícia, segundo Gutemberg, ficou caracterizado que a investigadora atuou em legítima defesa, principalmente para preservar a sua vida e a da filha, que estava com ela.