Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juara: Entenda como a Reforma Tributária irá afetar o bolso do consumidor brasileiro

Não existe redução, mas sim acréscimo. E o maior prejudicado, de forma indireta será o consumidor

Data: Quinta-feira, 29/07/2021 09:37
Fonte: Redação Grupo Amplitude de Comunicação com Diorges Mariano

Está em pauta na Câmara dos Deputados a reforma tributária a Reforma Tributária que visa simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro. Diante do assunto, o empresário e contador em Juara, Diorges Mariano, esteve reunido na última segunda-feira (26) na Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL) na capital Cuiabá, onde juntamente com o vice-presidente da CDL e seu consultor jurídico, Dr. Peron, discutiram assuntos relacionados à referida reforma e como ela irá impactar a vida do consumidor.

Diorges disse que procurou a entidade após se inteirar dos assuntos previstos no texto que foi encaminhado pelo ministério da economia ao congresso nacional, que ao seu ver irão em resumo aumentar os impostos e os preços finais de praticamente todos os produtos oferecidos ao consumidor.

“A proposta prevê diminuir o IRPJ de 15% para 10%, porém prevê a criação de um novo imposto: a tributação dos lucros e dividendos em 20%. Ou seja, não existe redução, mas sim acréscimo. E o maior prejudicado, de forma indireta será o consumidor que sentirá o repasse desse novo imposto em todas as mercadorias que for adquirir.” - disse.

Outro assunto em pauta foi a correção da tabela de imposto de renda pessoa física, também prevista na reforma: “O governo está aumentando a faixa de isenção e corrigindo as tabelas, porém está excluindo a possibilidade de opção pelo desconto simplificado. No meu escritório 90% das declarações de imposto de renda de contribuintes dos mais diversos segmentos são por essa modalidade, ou seja, suprimindo essa alternativa o contribuinte vai pagar mais imposto. O que será reduzido com a correção da tabela será compensado pela obrigatoriedade de entregar a declaração pela modalidade de deduções legais, sem a opção do desconto simplificado. Tanto nesta proposta quanto na redução do IRPJ e tributação dos dividendos, ao meu ver o governo não está diminuindo, mas sim aumentando impostos.”

Por fim foi levantado também pelo contador a necessidade de se corrigir as tabelas do simples nacional, pois os limites das ME, EPP e MEI’s não são reajustados desde 2018 e o sub-limite do estado de Mato Grosso desde 2017.

“Apresentei dados de como os preços das mercadorias subiram e de como isso faz as empresas           pagarem mais imposto, pois no SIMPLES, quanto maior o faturamento, maior a sua alíquota de imposto. Ou seja, como os produtos subiram muito, principalmente por conta da pandemia, as empresas estão vendendo menores quantidades de produtos e representando um faturamento maior, pagando mais imposto, muita das vezes desenquadrando do regime tributário por ultrapassar o limite. Esses assuntos não são uma luta só do empresariado, mas de toda a população, pois é a população quem sente os preços mais caros nas prateleiras. Eu não tenho visto comerciantes e a população em geral se manifestar quanto a estes temas que estão hoje em pauta e impactarão diretamente nas vidas de todos nós se aprovada e sancionada essa proposta de reforma, por isso resolvi procurar a CDL e fui muito bem recebido e vi que a entidade está fazendo o seu papel, lutando para que as coisas caminhem da melhor maneira possível, mas precisamos nos mobilizar e somar forças para que a proposta não passe desse jeito.” - Encerrou.