Mato Grosso tem cerca de 900 mil pessoas com idade acima de 18 anos que não receberam nem a primeira dose de vacinas contra a Covid-19, segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Até agora, o estado vacinou 1.608.752 pessoas com a primeira dose, o que representa 45,62% da população total, e 619.125 pessoas com a segunda dose – 17,56%.
“Temos aproximadamente 1,5 milhão pessoas para fechar o ciclo vacinal. Até agora não recebemos vacinas superior a nossa população, mas o Ministério da Saúde tem enviado mais doses para equalizar com os outros estados", disse o secretário.
Segundo Gilberto, o governo também vai ajustar a distribuição de doses aos municípios para que todos avancem na imunização com um percentual semelhante.
A previsão é que até o fim do ano todas as pessoas acima de 18 anos estejam vacinadas.
Ainda de acordo com o secretário, Mato Grosso continuará seguindo o Plano Nacional de Imunização, com o avanço da vacinação por idade.
“Quando o Ministério da Saúde fizer uma alteração, vamos acatar as autorizações, mas, enquanto isso não ocorrer, vamos continuar assim, pois descumprir o plano caracteriza improbidade administrativa e não é o que queremos", pontuou.
Até agora, o estado já recebeu 2.911.690 doses de vacinas contra a Covid-19.