Sobe para 78 o número de municípios de Mato Grosso que vacinaram mais de 50% da população contra a Covid-19. No final de julho, somente 21 municípios haviam atingido esse percentual de imunização, com a primeira dose ou com a dose única.
O levantamento desta terça-feira (10) foi feito com base na população total de cada município, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. A quantidade de doses aplicada por município são contabilizados pelo Portal do Ministério da Saúde.
Até o último levantamento, Porto Estrela era o município em primeiro lugar no ranking de vacinação e continua na liderança, imunizando 96% da população. De acordo com o IBGE, o município possui 2.877 habitantes e já vacinou 2.767 pessoas com a primeira dose ou dose única.
O segundo município que mais vacinou é Torixoréu, imunizando 86% dos habitantes. Em seguida, Ponte Branca e Araguainha, que já vacinaram 76% da população.
Há quase 20 dias, a média de vacinados nos municípios estava em torno de 30% a 40% da população total vacinada. Nesta terça-feira (10), a média subiu para 40% a 50%, o que mostra o avanço no cronograma de vacinação.
Primeiros da lista que menos vacinaram estão Cotriguaçu e Colniza. Até agora foram apenas 22% da população com a primeira dose ou dose única, seguidos de Jurunena (26%), Nova Bandeirantes, Tapurah e Vila Rica (29%).
Há quase vinte dias, Colniza e Cotriguaçu também eram os municípios que menos havia vacinado. Antes eram 17% de habitantes com a primeira dose dos imunizantes e a agora, 22%, mas, mesmo assim, continuam sendo os últimos do ranking.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram distribuídas 2.911.690 doses de imunizantes para os municípios de Mato Grosso. Com isso, 1.620.021 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina e 624.349 tomaram a segunda dose e a dose única.
O órgão ainda estima que cerca de 2.545.126 pessoas possuem acima de 18 anos e podem receber a vacina, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação (PNI). Sendo assim, mais de 63% da população apta a se vacinar, já recebeu pelo menos a primeira dose.