Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Umidade relativa do ar pode atingir níveis do deserto do Saara em Cuiabá

Data: Quarta-feira, 11/08/2021 05:24
Fonte: OLHAR DIRETO
A presença de um sistema de alta pressão atmosférica impede formação de nuvens carregadas, o que compromete diretamente a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo de 10% em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso, nível próximo do encontrado no deserto do Saara (10% e 15%). As chuvas ainda devem demorar a cair.

De acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os próximos dias serão de muito calor e os termômetros passarão dos 35ºC em Cuiabá.

Sem previsão de chuva neste mês, o calor pode subir ainda mais e atingir 37ºC na segunda quinzena de agosto. A previsão é de mais um mês com temperatura média beirando os 40 °C na capital mato-grossense.
 
Em setembro as chuvas retornam gradativamente, mas, ainda bem irregulares e sem grandes volumes. A situação melhora com a entrada da primavera e aumento de nuvens de chuva, conforme o Clima Tempo.
 
Abaixo algumas sugestões da Defesa Civil:
 
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

Acima de 30% - Aceitável
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Abaixo de 12% - Estado de Emergência