Dos 1.292 atendimentos registrados no Órgão de Defesa do Consumidor, 31,4% das reclamações e denúncias estão relacionadas ao serviço de telecomunicações, em Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop). O setor liderou a lista com 388 denúncias relacionadas ao valor, reajuste, contrato, vício de qualidade, cobrança indevida e publicidade abusiva, no ano passado.
Na sequência, aparecem os assuntos financeiros com 335 dos atendimentos (27,23%), produtos 252 (20,42%), serviços essenciais 180 casos (14,59%), serviços privados 55 (4,46%), saúde 19 (1,54%), habitação 3 (0,24%) e alimentos com apenas uma reclamação.
Entre os problemas mais demandados, 34,52% estão as dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento. Em segundo, com 16,10% ficaram o não cumprimento de contratos, alterações, transferências, irregularidades e rescisão do serviço. Os produtos com vício ficaram em terceiro com 8,90%.
As mulheres são as que mais procuraram o Procon de Guarantã do Norte para pedir providências representando 50,23% do total de atendimentos feitos. O levantamento é feito pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.