Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

ANVISA RECOMENDA UMA TERCEIRA DOSE DE CORONAVAC. O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Outros países já aplicam ou planejam oferecer uma terceira dose de vacina contra a covid-19

Data: Sexta-feira, 20/08/2021 11:45
Fonte: TV Amplitude (Renan Botega)

Ainda não há data para o início da aplicação de uma terceira dose. Anvisa orienta que pode ser usado qualquer imunizante aprovado no Brasil.

 

Na mesma reunião em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou o uso da Coronavac em crianças e adolescentes, o órgão também recomendou a aplicação de uma terceira dose para idosos e imunossuprimidos que foram vacinados com o imunizante. No voto da diretora Meiruze Freitas, ela fez esta observação levando em conta “evidências técnicas consistentes”.

 

Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos.

Na prática, a recomendação deixou para o Ministério da Saúde estipular como deveria ser feita a aplicação desta terceira dose. Questionada por EXAME, Meiruze disse que o governo pode utilizar na dose de reforço a própria Coronavac, ou outra vacina aprovada pela Anvisa - Pfizer/BioNTech, AstraZeneca ou Janssen.

 

“Essas estratégias podem ser por grupo de risco. Em geral, o que a gente viu em outros estudos é a aplicação de 6 a 8 meses a partir da segunda dose, mas este intervalo pode inclusive ser até encurtado”, afirmou.

 

Em entrevista coletiva na quarta-feira, 18, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que está em estudo a aplicação de uma terceira dose e que deve começar pelos idosos, mas ainda não há data, nem previsão de quando isso deve ocorrer.

 

“Planejamos, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacinação. Isso vale para todos os imunizantes”, afirmou.

 

No Brasil, tanto a Pfizer quanto a AstraZeneca realizam testes, autorizados pela Anvisa, para avaliar a necessidade de uma terceira dose. O Ministério da Saúde encomendou um estudo especificamente sobre a Coronavac para avaliar o tema.

 

Outros países já aplicam ou planejam oferecer uma terceira dose de vacina contra a covid-19. Israel, Chile e Uruguai, por exemplo, iniciaram a dose reforço pelos idosos e grupos de risco.

 

Autoridades dos Estados Unidos informaram, na quarta-feira, que as doses de reforço devem estar disponíveis a partir de 20 de setembro para todos os adultos. A orientação inicial é para que as pessoas só recebam a terceira dose oito meses após a segunda.