Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Moradora de Juara que teve perna amputada ficou sem atendimento em Hospital de Cuiabá

Moradora de Juara teve infecção no coto da perna que foi amputada em Cuiabá, mas foi recusada

Data: Sábado, 21/08/2021 12:49
Fonte: BRUNA BARBOSA DA REDAÇÃO - site MidiaNews

Uma paciente de Juara, que está com uma infecção causada pela amputação de uma perna, não conseguiu ser atendida pelo Hospital Municipal de Cuiabá em razão da falta de pagamento aos médicos do setor vascular.

O veto consta no Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo "Motivo da Recusa do Regulador", o documento, ao qual a reportagem teve acesso, cita a razão da não realização do procedimento.

"Repasso caso para Dra. Silbene e a mesma informa que, em contato com a Dra. Fernanda plantonista da Vascular HMC, a mesma informa que no momento os atendimentos para os casos eletivos estão suspensos em decorrência da falta de pagamento dos profissionais", diz trecho do parecer.

A paciente, que é obesa, foi diagnosticada com diabetes e precisou amputar a perna após o surgimento de uma ferida que não cicatrizou.

A lesão evoluiu para necrose e a paciente passou por cirurgia para amputar o membro, realizada também no HMC, há cerca de um ano.

De acordo com laudo, a mulher deu entrada no Hospital Municipal de Juara, com quadro de anemia crônica, e precisou de transfusão de três bolsas de sangue.

Em 15 de agosto, os médicos da unidade também tentaram a transferência da paciente.

Mas, de acordo com o sistema de regulação, o HMC estava sem leitos na enfermaria vascular e fazendo apenas atendimentos de urgência ou emergência.

Dois dias depois a negativa se repetiu.

Na observação da médica responsável pela paciente, consta que a mulher estava comunicativa, calma e com melhora no quadro, apesar de ainda precisar da avaliação realizada no HMC.