Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Abrigo em Cuiabá passa por desinfecção após 39 idosos e seis funcionários testarem positivo para Covid-19

Nessa terça-feira (31), o idoso que primeiro foi confirmado com a doença foi a óbito. O laudo com a causa da morte ainda não foi divulgado.

Data: Quarta-feira, 01/09/2021 09:43
Fonte: G1 MT

O Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, na capital, passou por desinfecção nessa terça-feira (31) e irá ser higienizado novamente nesta quarta-feira (1°) após 39 idosos e seis funcionários do local testarem positivo para a Covid-19.

Segundo a prefeitura, a secretária interina de Saúde (SMS), Suelen Alliend, criou uma comissão que tem acompanhado o surto da doença no abrigo, com equipe médica indo ao local, testagens diárias, monitoramento pela Vigilância Epidemiológica, tratamento com medicamentos, além de transferir quatro idosos que tiveram o quadro agravado para o Hospital São Benedito e outro para o Hospital Referência à Covid-19.

Além disso, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) vem realizando a desinfecção de todas as instalações do abrigo desde sexta-feira (27). O procedimento deve ser feito novamente nesta quarta-feira (1º), até o fim da semana.

O primeiro caso de Covid-19 detectado foi de um idoso que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tratando de outros problemas de saúde, mas, ao apresentar sintomas gripais, acabou se confirmando também a Covid-19.

A partir daí, a equipe da Clínica da Família, no bairro CPA 1 enviou equipe no local para realizar exames em todos os idosos. Inicialmente, 10 testaram positivo.

Nessa terça-feira (31), o idoso que primeiro foi confirmado com a doença foi a óbito. O laudo com a causa da morte ainda não foi divulgado.

Desde o último sábado (28), cinco idosos estão internados no Hospital São Benedito com a doença. Nessa segunda-feira (31), uma equipe do Hospital Estadual Santa Casa foi até o abrigo pra fazer um levantamento, identificar se mais idosos vão precisar de internação.

No total, o abrigo tem 84 moradores, entre os 39 que testaram negativo, oito foram pra casa com as famílias, um desses testou positivo depois e retornou pra instituição, onde está em isolamento.

Os demais idosos acometidos estão com sintomas leves e isolados. Os funcionários que contraíram o coronavírus, bem como aqueles que têm comorbidades, foram afastados das atividades.

Todos eles já haviam sido contemplados com as duas doses da vacina pelas equipes do Consultório na Rua, que os vacinou no local.

A direção do abrigo informou que solicitou a terceira dose de reforço ao município há quase um mês.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que, conforme definição do Ministério da Saúde, receberão a terceira dose pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos. A aplicação da terceira dose deve iniciar após o envio dos imunizantes a Mato Grosso.