Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Governo abre proposta de empresa para implantação da primeira ferrovia estadual em MT

T O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 km de linha férrea, que vão interligar Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Data: Sexta-feira, 03/09/2021 16:07
Fonte: G1 MT

O governo de Mato Grosso fez a abertura do envelope da empresa interessada em implantar a primeira ferrovia estadual no estado.

A Ferrovia Estadual ligará Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária que leva ao sul do país.

O diretor da empresa que fez a proposta, Guilherme Penin, acredita que em até dois anos o estado já comece a colher os resultados da implantação.

"Foi apresentado uma construção faseada. A medida que formos avançando, colocaremos novos terminais que já iniciam a operação, de maneira que o estado não precise de cinco ou sete anos para ter toda a infraestrutura construída para começar a operação", explica.

O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 km de linha férrea, que vão interligar Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar com a malha ferroviária nacional.

Ao todo, estão estimados investimentos de R$ 12 bilhões para a implantação da ferrovia estadual e a previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025, enquanto o de Lucas do Rio Verde deverá ser finalizado até o 2º semestre de 2028.

"O chamamento é Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Os dois projetos serão tocados uniformemente. É uma ferrovia que vamos assinar o contrato, é investimento privado, e quanto antes a empresa terminar, antes ela terá redução do frete", diz o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Oliveira.

O governador Mauro Mendes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinaram, nessa quinta-feira (2), um acordo de cooperação técnica que fornece 100% de segurança jurídica para a construção.

A implantação da ferrovia vai impactar diretamente 27 municípios de Mato Grosso que estão próximos ao traçado da linha férrea, segundo estudos realizados pela Sinfra, além de tornar Mato Grosso mais competitivo, com maior capacidade de escoamento dos produtos do agronegócio, redução dos custos do transporte e melhoria da infraestrutura logística.