Diversas manifestações estão programadas para serem feitas nesse dia 7 de setembro ao redor do Brasil. Os manifestantes se reúnem em atos pró e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pelo segundo ano consecutivo não haverá desfile cívico na maior parte do Brasil.
O Ministério da Defesa já anunciou que a comemoração do 199º aniversário da Proclamação da Independência em Brasília não terá celebração aberto ao público. O evento será no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, mas com restrição de participantes.
Na região do Vale do Arinos uma manifestação denominada "Carreata Pró Brasil - Movimento Liberdade e Independência" está prevista para acontecer na tarde desse feriado. Segundo consta em um banner que está sendo divulgado pelas redes sociais, o início da concentração está prevista para acontecer no Parque de Exposições Romeu Fontanelle Filho em Porto dos Gaúchos a partir das 13h.
O percurso começará em Porto dos Gaúchos, passando pelo município de Novo Horizonte do Norte e finalizando aqui em Juara, com um ato cívico na Praça dos Colonizadores. Em Novo Horizonte do Norte, os manifestantes passarão pela estrada da Aspunorte e em Juara a carreata passarão em frente ao Tiro de Guerra.
As orientações dos organizadores são:
1 - Sem fogos de artifício;
2 - Todo o lixo produzido deve ser descartado de forma correta;
3 - Não será permitido transportar pessoas em locais não permitidos, a exemplo, carrocerias;
4 - Evitar bebidas alcoólicas, principalmente o motorista;
5 - Manter a velocidade abaixo de 50 km/h.