Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Congresso Latino-americano e Caribenho de Educação Superior terá a AJES como IES Brasileira na Organização

Os eixos deste Congresso foram selecionados a partir dos temas da Terceira Conferência Mundial de Educação Superior 2022

Data: Quarta-feira, 08/09/2021 09:18
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

A Faculdade AJES será correalizadora do Congresso Latino-americano e Caribenho de Educação Superior, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro de forma virtual.

O encontro é considerado o maior evento de Educação Superior da América Latina, e será realizado em parceria com a Associação de Universidades da América Latina e Caribe (AUALCPI), e outras 17 instituições.

O Congresso Latino-americano e Caribenho de Educação Superior terá a participação de instituições da Argentina, do Peru, da Colômbia, do Equador, do Panamá, de El Salvador e do Brasil.

De acordo com a organização, será uma preparação para a Terceira Conferência Mundial de Educação Superior 2022 da UNESCO, que será realizada de 18 a 20 de maio de 2022 em Barcelona, na Espanha.

“O evento visa reformular as ideias e práticas do ensino superior para garantir o desenvolvimento sustentável para o planeta e a humanidade. Nesse sentido, as instituições de Ensino Superior -IES - da região da América Latina e do Caribe são convidadas a participar de um espaço de debates para chegar a uma consensa construção de um roteiro comum para o evento mundial”, destaca.

Temas

Durante o Congresso, cinco comissões trabalharão em torno de vários temas:

COMISSÃO 1: Impacto do COVID-19 no Ensino Superior: Experiências, soluções inovadores e lições aprendidas sobre a interrupção causada pelo COVID-19.

COMISSÃO 2: Inclusão no Ensino Superior: Não deixando ninguém para trás: Experiências e propostas para permitir que grupos vulneráveis entrem, transitem e completem o ensino superior.

COMISSÃO 3: Cooperação internacional para melhorar as sinergias: redes, plataformas e gestão do conhecimento. Experiências de integração: tecnologia e inovação para promover colaboração entre iAs na região.

COMISSÃO 4: Objetivos de Ensino Superior e Desenvolvimento Sustentável. Agenda 2030: cidadania global e o cuidado do "Lar Comum". Programas de pesquisa relevantes para desenvolvimento humano. Novos locais de aprendizagem relevantes para as economias da região.

COMISSÃO 5: O Futuro do Ensino Superior: A Próxima Geração de Estudantes, Seus perfis e necessidades. O papel dos professores e suas novas habilidades. Ambientes trabalho em evolução. Conhecimento e habilidades de graduados no auge do futuro. As políticas estratégicas de hoje para antecipar a universidade de amanhã.

Trabalhos e cartazes podem ser apresentados por estudantes, acadêmicos, especialistas, pesquisadores, professores, profissionais interessados nos temas a ser discutido no congresso.

O prazo para inscrições termina no dia 01 de outubro de 2021 (24 horas Argentina), e pode ser feito pelo link https://forms.gle/hZkZK3zgHzm5z37E7.

Notificação para exposição: O Comitê Acadêmico selecionará as obras que serão exibidas por seus autores em cada comissão e será notificado em 14 de outubro. Esses alto-falantes que desejam acompanhar sua exposição com material audiovisual pode enviá-lo para congresounesco2022@aualcpi.org até 19 de outubro (24 horas Argentina).

Requisitos detalhado nos regulamentos.

Assistência gratuita. Inscrições até 25 de outubro de 2021. Quotas limitadas. Entrega de certificados para palestrantes, palestrantes e participantes.