Uma reunião encabeçada pelos deputados estaduais Janaina Riva (MDB), dr. João José (MDB), dr. Eugênio, Sebastião Resende, Dilmar Dal’Bosco, com os prefeitos dos municípios do Vale do Arinos e do Vale Juruena, vereadores e representantes dos consórcios intermunicipais de saúde, com o governador Mauro Mendes, realizada na tarde desta quarta-feira (08), deu o primeiro passo para a implantação de um polo de hemodiálise no município de Juína.
De acordo com o prefeito Paulo Veronese, de Juína, existem aproximadamente 50 pessoas dos municípios que compreendem as duas regiões que viajam cerca de 1.000 quilômetros para fazer hemodiálise em Tangará da Serra. O deputado dr. João, que é médico e atua na área de nefrologia, apresentou um projeto ao governador dos equipamentos básicos que uma clínica precisa ter para atender com eficiência essas pessoas.
Durante a reunião, os prefeitos de Juína, Paulo Veronese, Juara, Carlos Sirena, Porto dos Gaúchos, Vanderlei Abreu, e de Novo Horizonte, Silvano Neves, pediram que o governo do estado ajude a custear os leitos até que sejam habilitados pelo SUS.
Mauro, por sua vez, chamou o secretário de estado de saúde, Gilberto Figueiredo, que explicou aos prefeitos que primeiro será necessário passar uma habilitação junto ao governo estadual e federal. Depois de habilitado, o polo de hemodiálise receberá ajuda financeira do governo do estado por 8 meses, até que consiga sua autossuficiência.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) comemorou a afirmativa do governador e disse que agora os municípios precisam correr atrás da infraestrutura e da habilitação da clínica de hemodiálise para a atender a região.