O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo amarelo de perigo de chuvas intensas em 38 cidades de Mato Grosso nesta terça-feira (14).
Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas com volume total de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
A chuva deve ser acompanhada de vento intenso, entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Os municípios com alerta amarelo são:
Com o alerta amarelo, o órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para evitar transtornos, a orientação do Inmet é que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por causa do risco de queda e descargas elétricas. Motoristas devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Na semana passada, um temporal causou estragos em Juína, no norte do estado. A chuva com vento que durou cerca de meia hora destelhou várias casas, serrarias, órgãos públicos, e o Lar dos Idosos do município. Também derrubou árvores e postes de energia.
Árvores caíram com a ventania — Foto: Marcos Fabiano Peres Sales/Juína News
O prédio da secretaria de Educação teve destelhamento no setor de arquivos e na varanda, mas não houve danos aos documentos.
No domingo (12) a chuva provocou a queda de pelo menos três árvores, sendo duas em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana, e causou ainda danos na estrutura na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, no bairro Morada do Sol, na capital.
Danos provocados por forte chuva na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Cuiabá — Foto: Ruberlei Siqueira/TVCA
Os registros foram nos bairros Ribeirão do Lipa e Altos da Boa Vista, em Cuiabá, e 23 de Setembro, em Várzea Grande.
Uma tempestade acompanhada de ventos fortes também gerou danos a uma linha de transmissão de energia ao longo da MT-343, na região do município de Denise.
Equipes da Energisa de toda a região e Cuiabá trabalhavam para reestabelecer o fornecimento, que foi retomado ainda no mesmo dia. Mais de 22 mil consumidores foram afetados.
Tempestade acompanhada de ventos fortes gerou danos a uma linha de transmissão de energia ao longo da MT-343, neste domingo (12), na região do município de Denise, em Mato Grosso — Foto: Energisa
O vendaval derrubou estruturas que fazem essa transmissão de energia, afetando cidades de Nova Olímpia e Barra do Bugres.
Ainda, devido aos fortes ventos, na região de Assari, houve queda de mais seis postes de energia, o que comprometeu ainda mais a possibilidade de remanejamento das cargas.