Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Energisa emite alerta de previsão de tempestade severa em municípios do Vale do Arinos

Diversas dicas recomendações são feitas ao final dessa matéria

Data: Quarta-feira, 15/09/2021 17:37
Fonte: Redação Eberth Rodrigues Grupo Amplitude de Comunicação

O centro de monitoramento de clima da Energisa Mato Grosso emitiu um alerta de previsão de tempestade severa para os municípios de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e demais da região do Vale do Arinos. Segundo nota encaminhada ao setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação, a duração da tempestade é de cerca de 60 minutos.

A central de monitoramento revelou ainda que nos últimos 10 dias foram contabilizadas 945 mil descargas elétricas. Conforme informações apuradas, a empresa continua com todo o efetivo em alerta por causa da previsão dos novos temporais em diversos municípios mato-grossenses.

Nesse período de chuvas intensas é muito importante que a população tenha atenção aos cuidados com raios e temporais, para se ter uma ideia, os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fios de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.

A Energisa orienta ainda que quando ouvir os trovões, nunca devemos ficar em campo aberto, ao invés disso, é necessário ficarmos em campo aberto e procurar abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Além disso, não devemos ficar embaixo de árvores ou próximo a torres.

Também é recomendado que não devemos tocar em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados; em caso de acidentes acione imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 6464 196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.