Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Temperatura em Juara ultrapassa os 40° e umidade do ar chega à 13%. Saiba como não ter a sua saúde prejudicada

O setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação e traz sete dicas para você não ter sua saúde prejudicada nesse período de seca

Data: Terça-feira, 21/09/2021 10:30
Fonte: Redação Eberth Rodrigues Grupo Amplitude de Comunicação

O portal meteorológico Clima Tempo divulgou que nessa terça-feira (21), a temperatura no município de Juara deve chegar aos 41° e a umidade relativa do ar irá variar entre 13% e 48%, praticamente o mesmo previsto para quarta-feira. Já a tão sonhada chuva deve cair em solo juarense somente na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro.

Como estamos nos últimos dias do inverno, é comum que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30%, no entanto, esse período ascende um alerta para os cuidados com a saúde, tendo em vista que segundo pesquisas feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 80%. Quando chega abaixo dos 30% ou dos 20%, é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

Conforme dizem os especialistas de saúde, quando o ar está seco, as vias aéreas trabalham ainda mais tendo em vista que a mucosa nasal precisa fazer o processo para umedecer o ar para que seja mantida uma determinada quantidade de água.

Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Dessa forma surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face), asma, etc.

O setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação pesquisou diretamente em fontes oficiais com profissionais da saúde e traz sete dicas para você não ter sua saúde prejudicada nesse período de seca:

 

1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.

 

2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.

 

3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.

 

4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.

 

5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.

 

6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.

 

7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos ¿ silenciosos e que economizam energia.