Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Projeto Integrador do curso de direito da Faculdade AJES em Juara apresenta benefícios da capoeira para a sociedade

O objetivo da capoeira consiste em muito mais que ensinar o esporte, mas sim, em formar seres humanos e construir pessoas melhores para a sociedade.

Data: Quarta-feira, 22/09/2021 09:29
Fonte: Redação Eberth Rodrigues Grupo Amplitude de Comunicação com assessoria AJES

Os alunos do curso de direito da Associação Juinense de Ensino Superior (AJES), Faculdade do Vale do Arinos, campus de Juara, continuam desenvolvendo o Projeto Integrador 2021/2, que é uma atividade acadêmica que visa usar os conhecimentos teóricos adquiridos em benefício da comunidade juarense. Dessa vez os estudantes estão buscando desenvolver um projeto em conjunto com o Centro Cultural Aruandê Capoeira.

Leia o projeto na integra: AQUI

O professor Valdeson Paula Portela ministra as aulas de capoeira em Juara e durante uma entrevista a um grupo de alunos da Faculdade AJES, ele explicou que o objetivo da capoeira consiste em muito mais que ensinar o esporte, mas sim, em formar seres humanos e construir pessoas melhores para a sociedade. Os acadêmicos que participam do Projeto Integrador se colocaram à disposição para ajudar no projeto de capoeira.

Mesmo tendo um nobre objetivo, existem diversos obstáculos que impedem o crescimento do projeto em Juara. Entre eles, destacam-se o preconceito e a falta de recursos. Valdeson afirma que ainda nos dias atuais, muitas pessoas têm preconceito com a musicalidade, a instrumentalidade e a prática em si da capoeira, resultado de uma visão equivocada do esporte em questão.

Além disso, a falta de recursos atrapalha o bom andamento do projeto que, hoje, é desenvolvido na praça da pista de Skate, que está em reforma há cerca de dois anos, porém, luta contra a falta de recursos públicos e da sociedade organizada em geral.

Em nossa cidade, a capoeira ganha maior visibilidade no mês de novembro, em que ocorre o Kalunga, evento que tem como objetivo apresentar e valorizar a cultura afro-brasileira. Através dele, é possível ter acesso à capoeira e muitas outras demonstrações da cultura citada.

Nesse período de pandemia, ficou mais que evidente a necessidade da prática de esportes em benefício da saúde, seja a física ou mental. Portanto, é de extrema importância o investimento no esporte em nosso município, dando destaque também para outras modalidades, não apenas as que possuem maior visibilidade.

Investir também em capoeira traz inúmeros benefícios: o bem-estar físico, já que os alunos relatam que, após certo período de prática, consideram-se mais fortes e resistentes; o bem-estar social, pois, na capoeira, é ensinado a observar as coisas com mais diversidade, abolindo o preconceito e incentivando os alunos a se colocar no lugar do outro.