O policial militar Pablo Henrique Marques Soares, de Chapada dos Guimarães (MT), está com 75% do pulmão comprometido pela Covid-19 e precisa de R$ 16 mil para comprar um medicamento que não tem em Mato Grosso, o tocilizumabe.
Ele começou a sentir os primeiros sintomas no domingo (19). Foi no Hospital Santa Casa na terça-feira (21) e no sábado (25) foi internado na unidade.
Pablo possui um quadro de pneumonia que, mesmo com a medicação, não conseguiu melhorar. A doença começou a atingir o pulmão dele gradualmente, comprometendo 25%, depois 50% e agora 75%.
Atualmente, ele está mantendo a saturação entre 88 e 93 e, para combater a infecção, os médicos receitaram o medicamento tocilizumabe, mas não tem em Mato Grosso. Ele precisaria de duas seringas que ficariam em torno de R$ 16 mil.
A família está fazendo uma campanha para conseguir comprar o medicamento o mais rápido possível. A mãe dele é professora aposentada e está fazendo a mobilização junto com amigos e outros membros da família.
Pablo é cabo da PM e trabalha na profissão há 10 anos. Ele já se machucou durante o trabalho em uma perseguição, quebrou a perna e precisou fazer duas cirurgias. Durante esse período, ficou quase um ano em recuperação.