Vinte e cinco aldeias indígenas estão sem energia elétrica na região de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá. O cacique Nilo Amuã, da Aldeia Primavera, do povo Rikbaktsa, informou que os indígenas estão sem energia desde essa segunda-feira (27), mas que o caso tem sido recorrente.
"Quando a energia cai, demora muito pra voltar, às vezes 48 horas. Nos casos mais extremos, temos aldeias que ficaram quase uma semana sem eletricidade", relata.
A Energisa informou que está avaliando a situação para tomar as devidas providências e atender a região, que é de difícil acesso, mas que ainda não tinha recebido nenhum chamado.
O cacique conta que os indígenas estão perdendo alimentos na geladeira e produtos perecíveis e que o problema está acontecendo há cerca de três semanas.
"É uma dificuldade imensa para todos nós que moramos em Brasnorte. Pagamos energia, mas estamos perdendo muitas coisas. Começa a chover, a chave abre e ficamos sofrendo sem eletricidade", diz.
Ele relata que mesmo a equipe da concessionária Energisa indo fazer o trabalho de religamento, no outro dia o problema volta, mas que há também as aldeias em que a concessionária não atendeu os chamados.
A comunidade vem perdendo medicação e vacinas na geladeira também.
"Andei 12 km a pé para chegar no telefone público e ligar para a Energisa. Protocolamos as reclamações, passamos unidade consumidora. Mas ainda não conseguiram resolver o problema", informa.